Quais são os fundos multimercados mais rentáveis da história?

26/08/2022
imagem mostra cinco pilhas de moedas que aumentam de tamanho da esquerda para a direita. depois, tem um pote de vidro preenchido até a metade com moedas e uma mão de um homem, que está em segundo plano, engravatado, depositando mais uma

Escolher bons gestores de fundos é uma forma de multiplicar o dinheiro que você tem, só que apenas alguns entre centenas deles conseguem dar retornos altos e consistentes ao longo dos anos.

Um estudo da XP elencou os cinco fundos multimercados do país com o maior ganho extra em comparação ao CDI ao ano desde o seu lançamento. O levantamento considerou apenas produtos com mais de dez anos e patrimônio líquido médio maior que R$ 100 milhões nos últimos cinco anos.

Um dos mais longevos e rentáveis multimercados brasileiros é o SPX Raptor, da gestora SPX, fundada por Rogério Xavier. O produto deu retorno de 20,1% ao ano desde o seu início, em 2010. Foi mais que o dobro do retorno do CDI, de 8,5% ao ano, no mesmo intervalo. Assim, o ganho extra foi de 11,7 pontos percentuais.

Outro entre os mais longevos e rentáveis é o Verde, da gestora com o mesmo nome, de Luis Stuhlberger. O fundo deu retorno de 23,2% ao ano desde o seu começo, em 1997. É quase o dobro do retorno do CDI, de 13,1% ao ano, no mesmo intervalo. Assim, o ganho extra foi de 10,1 pontos percentuais.

Essa classe de fundo pode investir em diferentes ativos como ações, commodities, moedas e títulos de Renda Fixa, no Brasil e no exterior. Seus gestores mudam a estratégia conforme o que pensam sobre o cenário econômico.

Qual o segredo?
Que retorno passado não garante retorno futuro todo mundo sabe, mas o histórico mostra do que os gestores são capazes. O Valor Investe foi ouvi-los para explicar como conseguiram retornos altos e consistentes a longo prazo em um mercado com tanta volatilidade. Assim, fica mais fácil você identificar o que os bons gestores fazem na hora de escolher por um.

Em comum, eles contam que é a continuidade das pessoas e dos processos ao longo do tempo que fazem a diferença. Se a gestora fosse um restaurante, por exemplo, para ter sucesso, o segredo para uma boa comida chegar à mesa estaria certamente na cozinha.

CLIQUE AQUI e confira os segredos revelados pelos gestores dos fundos Verde, Kapitalo, Giant Steps e Kadima na matéria completa e original do site Valor Investe.

Afinal, como escolher bons gestores?
Um bom jeito de escolher gestores que conseguem entregar retornos altos e consistentes ao longo dos anos é analisar o passado dos fundos e dos profissionais. É necessário avaliar como o fundo se comportou durante diferentes momentos do mercado e onde os gestores trabalharam.

Davi Fontenele, analista de fundos da XP, afirma que a idade e o volume de recursos sob gestão das gestoras é reflexo da confiança do mercado nessas casas, já que não é fácil sobreviver na indústria de fundos de investimentos. O tempo e o dinheiro permitem que as gestoras continuem melhorando os processos e aumentando as equipes, resultando em melhor desempenho.

"Não necessariamente as casas com mais idade e recursos são as melhores e as com menos são as piores, mas ter histórico e mais de R$ 5 bilhões sob gestão são bons indicativos de que a gestora é bem-sucedida", diz.

Além de conhecer a idade e o tamanho da gestora, Fontenele aconselha saber quem são as pessoas por trás das casas e se elas estão lá desde o começo. O LinkedIn pode ajudar. "O grande ativo das gestoras são as pessoas que constroem processos de investimentos e os aprimoram ao longo do tempo, aprendendo com os erros", afirma. "A rotatividade da equipe é ruim para a continuidade desses processos".

O número de pessoas também é importante, indica o analista de fundos da XP. Uma equipe grande é um bom indicativo, ainda que não garanta bons resultados.

Muitos multimercados estão fechados para receber investimentos, como o Verde, por exemplo, porque os gestores acreditam que não têm condições de gerir mais recursos. Contudo, alguns abrem eventualmente e são oferecidos pelas plataformas de investimentos.

Além disso, muitos fundos correm mais riscos e, por isso, tendem a ser mais voláteis, mas às vezes as gestoras têm produtos parecidos que correm menos riscos e tendem a ser menos voláteis. Na hora de escolher, veja o que combina mais com o seu perfil e objetivos.

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Foto: 89Stocker (Canva Pro)

Siga nossos canais