Por que é tão difícil começar a guardar dinheiro?

20/01/2023
imagem tem um papel com um gráfico em círculo ao centro com uma caneta apontada para si. um porquinho símbolo da poupança está à esquerda e uma calculadora à direita

Mais de 70% das famílias brasileiras estão endividadas atualmente, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Desse percentual, aproximadamente 30% estão inadimplentes - indícios que demonstram o quanto é difícil para as pessoas juntarem dinheiro no nosso país.

O educador financeiro Evandro Mello Farias, CEO e fundador da Multiplicando Sonhos, entende que há diversos fatores para a falta de hábito de juntar dinheiro. Ele lista:

O Brasil é um país que tem um histórico de hiperinflação, então as gerações que passaram por isso, sentiram na pele o que é ganhar e precisar consumir imediatamente para não perder o seu poder de compra; O marketing a todo o momento incentiva as pessoas ao consumismo; O Brasil é muito desigual em educação e oportunidades e a falta de educação financeira acaba prejudicando ainda mais a tomada de boas decisões, aumentando o endividamento e as possibilidades de se ter uma reserva.

Além da falta de hábito de juntar dinheiro, quando consegue guardar uma reserva, o brasileiro não sabe bem como investir esse dinheiro, que acaba indo, muitas vezes, para a poupança. Segundo a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), somente um terço dos brasileiros investe em produtos financeiros e a poupança permanece como a queridinha, com aplicações de 23% da população. Para se ter uma ideia comparativa, Fundos de Investimento são uma opção para somente 3% dos brasileiros e a Bolsa de Valores, para 2%.

"O brasileiro, em geral, se apega à poupança pela crença de que ela é a melhor opção", diz Silva, da DS. "Há um problema de desconhecimento de outras opções [para investir] e o fato de a poupança ser a queridinha, gera uma falta de motivação para poupar e investir".

Isso porque quando a pessoa consegue finalmente juntar dinheiro e coloca o recurso na poupança, ela pode facilmente se desmotivar, já que o rendimento, que deveria ser a recompensa por deixar de consumir, é muito baixo, explica Silva.

É muito ruim deixar o dinheiro na poupança?
Farias, da Multiplicando Sonhos, pontua que a poupança não é assim tão prejudicial. "Há alguns anos eu diria que deixar o dinheiro na poupança era, sim, um problema, mas hoje minha resposta é diferente. Para o brasileiro, sair do endividamento e conseguir guardar dinheiro já é uma grande conquista, mesmo que seja na poupança, então é melhor ter dinheiro ali do que não ter nada guardado".

Um outro mito que recai sobre o brasileiro quando o assunto é investimento é pensar que somente quem tem muito dinheiro consegue juntar e que para fazer isso é preciso ter dinheiro sobrando. Mais um mito, diz Farias, é a falta de acesso à educação financeira nas escolas, para que os jovens possam criar uma consciência financeira sobre a utilização do dinheiro e as vantagens juntar oferece, como uma qualidade de vida melhor e a tão sonhada liberdade financeira.

Freitas diz que quando a pessoa adquire mais conhecimento sobre dinheiro, sua relação com o tema muda. "Ser conservador em relação ao dinheiro pode ser traduzido em uma única palavra: medo! Isso mesmo, medo de perder e a falta de educação financeira causa isso".

Silva afirma que é necessário se permitir conhecer outros produtos financeiros, outras opções tão seguras quanto a poupança. A recomendação é buscar conhecimento sobre educação financeira. "Existem ótimos conteúdos e até cursos disponibilizados gratuitamente", diz. "Contudo, precisa colocar isso em prática e transformar o conhecimento em sabedoria".

CLIQUE AQUI e confira a matéria completa e original do site Exame.

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Lista de espera para os cursos da SHS de educação financeira e investimentos: CLIQUE AQUI, deixe os seus dados e assim que possível entraremos em contato!

Foto: Nuthawut Somsuk / Getty Images

Siga nossos canais