Como o medo e a ganância podem ser decisivos no day trade

21/12/2022
imagem mostra um gráfico de bolsa de valores com altos e baixos e um sombreado em vermelho à frente

O medo e a ganância são facilmente reconhecidos como os dois principais sentimentos impulsionadores dos mercados financeiros e desempenham um papel vital na psicologia das negociações.

Aprender quando abraçar e controlar essas emoções é a única coisa que diferencia um trader profissional altamente lucrativo no day trade de uma pessoa que tenta, mas desiste rapidamente.

O aspecto mais difícil da negociação em si é "lidar com suas próprias emoções" porque como seres humanos, nós somos emocionais e se as emoções fossem removidas de nós, não haveria diferença entre robôs e seres humanos.

Só que como trader é sempre bom ter cuidado com as nossas emoções. Isso é exatamente o que um profissional de verdade faz, ele não elimina suas emoções, mas se torna cuidadoso ao lidar com elas.

Perder dinheiro é uma coisa difícil de superar e quanto maior a perda, mais difícil de lidar. Quase todos os traders profissionais têm uma boa memória de curto prazo, cada negociação é uma caminhada aleatória e eles não devem carregar a sobrecarga de uma operação ruim. Em outras palavras, os melhores veem apenas a operação em que estão prestes a entrar ou a que estão coordenando no momento, o que passou, passou.

Essa mentalidade é a principal diferença entre traders de sucesso e os fracassados? Os traders de sucesso devem ser sábios o suficiente para entender que o medo e a ganância podem acabar os levando para o caminho errado.

Como eles afetam as suas operações:
O medo é uma resposta aprendida em um evento em particular. No caso da negociação, quando você tem uma operação que vai mal, o arrependimento e a frustração podem ser transferidos para a próxima - ou pior: o medo é tão intenso que você não entra na próxima que no final, poderia ser a melhor do dia!

Já a ganância cria o problema oposto. Realizando algumas operações vencedoras consecutivas, o ego pode aumentar e, assim, fazer você se sentir invencível, deixando a lógica de lado. Isso acabará levando-o a realizar operações que normalmente, você não teria realizado.

Encontrar boas entradas já é, de certa forma, difícil, mas encontrar operações ruins parece sempre mais fácil depois de algumas vitórias. Nunca confunda genialidade com um pouco de sorte.

É importante reconhecer suas emoções e como elas afetam as operações, os amadores do mercado gostariam de ter lucro em todas as operações, mas nem todas serão lucrativas. O truque é manter a qualidade e não a quantidade de entradas.

Como gerenciar o medo e a ganância para se tornar um profissional:
– Tenha um plano definido:
Isso garante que você permaneça no caminho correto e evite qualquer impulso emocional que possa levá-lo a se desviar. O plano irá impedi-lo de: dobrar a mão perdedora fazendo médio, remover stops ao perder posição e saídas antecipadas de boas oportunidades.

– Deixe de lado a ideia de enriquecimento rápido:
Um mito que circula há séculos no mercado financeiro é que você pode ficar rico da noite para o dia, no entanto, o fato é que o mercado financeiro é um ótimo lugar para você aumentar seu patrimônio, mas a longo prazo. O mercado oferece retornos melhores do que qualquer outra opção de investimento, mas isso leva tempo, portanto, se você deseja ver seu dinheiro multiplicado, tenha paciência e deixe-o crescer. Siga seu plano e não ceda a nenhum impulso de medo ou ganância.

– Mantenha suas operações anotadas:
Como investidor de mercados futuros, você precisa prestar contas a si mesmo ao investir. Mantenha um controle constante de seu investimento, seja ele day trade ou de maior prazo. Com essas anotações, você poderá avaliar todos os seus investimentos e ver se eles se alinham com as metas planejadas ou não. Ter um diário de negociações pode ajudá-lo a tomar decisões analíticas enquanto reduz suas emoções. Além disso, ajuda a reequilibrar sua carteira conforme e quando necessário.

– Não desista de aprender:
Ninguém está no auge do conhecimento quando se trata de mercado financeiro, nem mesmo Warren Buffett ou Luiz Barsi. Como investidor, você deve estar sempre aberto a aprender sobre fundamentos do mercado, ler sobre como o mercado funciona e entender todos os seus aspectos técnicos. Mais importante ainda: analisando o que os outros estão fazendo. Suas emoções podem ser uma grande fonte de conhecimento e quanto mais você aprende, mais acerta em decisões analíticas e baseadas em impulsos emocionais.

CLIQUE AQUI e confira a matéria completa e original do site InfoMoney.

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Lista de espera para os cursos de educação financeira e investimentos da SHS: CLIQUE AQUI, deixe seus dados e assim que possível entraremos em contato!

Foto: Getty Images para o Canva Pro

Siga nossos canais