Como investir o seu 13º salário

19/11/2021
Três pilhas de moedas em tamanho crescente da esquerda para a direita com uma mudinha de planta no topo de cada uma, simbolizam o crescimento financeiro

Para muitos trabalhadores, o fim do ano acompanha um ganho extra importante: o 13º salário. A primeira parcela deve ocorrer até 30 de novembro, já a segunda, deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Segundo o planejador Valter Police, quando já se tem o 13° em mãos, a primeira pergunta a se fazer é: como transformar esse dinheiro no maior valor possível?

Em primeiro lugar, pense nas dívidas, antes de mais nada, deve-se pagar alguma dívida ou diminuí-las, depois, é possível pensar nos valores e quais tipos de investimentos fazer. Um questionamento importante é qual é o seu objetivo financeiro e se é possível atingir essa meta com o giro salarial mensal. “Se a finalidade é ir em um restaurante e você consegue pagar a conta com a sua renda mensal, você não precisa investir o seu 13° para essa finalidade”, diz.

No entanto, se o intuito é comprar um carro, fazer uma viagem ou algo mais caro e não há possibilidade de fazer isso apenas com o giro mensal, é preciso acumular recursos e saber em qual proporção para ter disciplina e investir o 13° e parte do que se ganha todo mês, usando os juros compostos a seu favor.

Valter ressalta um caminho para quem não sabe como investir o 13° salário: depois de pagar as dívidas, é hora de pensar na reserva de emergência, que pode ser investida em Renda Fixa, que tem alta liquidez e baixo risco, para utilizar quando houver algum imprevisto.

Depois, segundo o planejador, a Previdência Privada é outra opção, pois conta com o benefício fiscal de dedução no Imposto de Renda. Police afirma que “esse benefício é fantástico e provavelmente é o maior dinheiro que as pessoas deixam na mesa sem saber”.

Depois de pagar ou diminuir as dívidas, reservar para emergências e contribuir para a aposentadoria privada, o planejador afirma que os investimentos dependem do perfil e do objetivo de cada um, mas acrescenta que o melhor investimento para qualquer pessoa é ter uma carteira diversificada.

“É importante evitar o modismo dos investimentos, nenhum dos cenários indica concentração. A gente escuta que um investimento é melhor que o outro, mas o mais aconselhável é ter uma carteira diversificada sempre”, explica.

Police também conta que é necessário “viver o hoje”, comprar algo que deseja, presentear alguém, fazer uma viagem ou um jantar diferente, desejos que o investidor pode realizar sem precisar pensar em investir para isso.

“Viver o momento atual também tem valor e isso é uma decisão individual de cada um. Talvez você queira investir 100% do seu 13° ou talvez fique feliz investindo menos. Nessa balança de valor entre viver hoje e viver amanhã, cada um decide o que é melhor para si”, conclui.

Clique aqui e veja a reportagem completa e original do site Valor Investe.

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Foto: Pixabay

Siga nossos canais