Trader ou investidor? Qual a diferença?

23/07/2019

Ao investir em ações, você pretende se tornar sócio da empresa e participar do lucro dela ou apenas quer tirar proveito das oscilações do mercado? Investidor ou trader? Qual a diferença? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

Em primeiro lugar, é bom deixar claro que o motivo original para alguém comprar ações é tornar-se sócio de uma empresa, participando do sucesso dela, ou seja, o lucro, que é distribuído entre os sócios: os chamados dividendos. O lucro também pode ser reinvestido na empresa, gerando valorização. Algumas empresas possuem pouco espaço para reinvestir e são as mais recomendadas para os iniciantes, pois o preço delas oscila menos.

Mas quem é o investidor, como ele se define? O investidor é aquele que compra ações de uma empresa porque realmente quer ser sócio dela. Ele acredita que a empresa é capaz de gerar riqueza, portanto quer entrar na sociedade e vai ganhar com os dividendos ou a valorização dela.

Outra coisa que precisa ficar bem claro é que o investidor compra ações pensando no longo prazo. Jamais deve ser colocado em Bolsa dinheiro que o investidor vai precisar logo, pois ele pode ser obrigado a retirar em um momento ruim, de baixa, ocasionando perdas. O investidor deve estar no comando, não as circunstâncias!

Isso não quer dizer que é preciso esquecer o dinheiro investido, apenas não deve haver necessidade de olhar o tempo todo. Sabe quando as crianças plantam feijão no algodão pela primeira vez, que ficam naquela ansiedade? O investidor deve estar preparado para se tornar um agricultor experiente, que enterra as sementes e aguarda. Não importa que nas primeiras semanas nada aconteça, as plantas vão germinar.

E o trader? O trader, por outro lado, quer tirar proveito das oscilações do mercado. Ele não pretende ser sócio das empresas, apenas utilizar as ações como veículo para ganhar dinheiro. O trader compra especulando que o preço vai subir e vende esperando que o preço vai cair para recomprar ainda mais barato.

E de onde vem o dinheiro que o trader ganha? Basicamente, de outras pessoas. No curto prazo, o que um ganha vem da perda de outros porque não houve tempo da empresa-mãe gerar lucro. O trader, às vezes, compra e vende no mesmo dia. Ele acredita que pode identificar oscilações de curto prazo, ou preços mal avaliados, e utilizá-los ao seu favor. O trader sabe que pode perder dinheiro a qualquer momento ou ganhar o que outros deixaram de ganhar.

Investidores ganham dinheiro que a empresa gerou com seu bom funcionamento, esse é o ponto crucial, aí é que está a diferença. Traders são especuladores, o que não é tão negativo quanto parece. Eles também trazem benefícios como aumentar a liquidez do mercado, por exemplo. Então sempre que alguém quiser vender uma ação, haverá alguém disposto a comprá-la, é por isso que o mercado de ações é tão líquido, certo? Se só houvesse investidores, provavelmente o preço das ações não oscilaria tanto, porém, seria necessário esperar dias ou até semanas para vender.

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook, Instagram e LinkedIn - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Foto: Depositphotos

Siga nossos canais