Selic a 9,25% a.a: confira 10 ações que pagam dividendos mais altos

10/12/2021
gráfico da bolsa de valores nas cores predominantes laranja e amarelo e azul de fundo

O Banco Central elevou novamente a taxa básica de juros para 9,25% ao ano, no que foi o sétimo aumento consecutivo – o segundo de 1,5 ponto percentual.

Diante da combinação juros mais altos, pressão inflacionária e risco fiscal, rendimentos acima da taxa de juros são vistos como uma boa oportunidade em algumas empresas, uma vez que além da possibilidade de ganho de capital, o investidor conta também com uma rentabilidade adicional na forma de dividendos.

"A subida de juros tem impactos relevantes na Bolsa brasileira, o momento é de cautela com controle de exposição ao risco e diversificação, mas também é preciso olhar para as oportunidades a preços mais atrativos", destaca a equipe de estratégia da XP Investimentos.

Desta forma, confira um levantamento com 10 ações que podem pagar um dividend yield (rendimento de uma ação apenas com o pagamento de dividendos) acima de 9,25% ao ano. O destaque fica para as ações de bancos, elétricas e construtoras:

Plano e Plano (PLPL3) – recomendação de compra e dividend yield esperado de 13,8%

A XP destaca que a construtora é tem histórico sólido focado no segmento de baixa renda, que já pagou aproximadamente R$ 40 milhões em dividendos em 2021 e deve continuar nessa tendência de crescimento em 2022.

A empresa atualmente opera principalmente na região metropolitana de São Paulo, onde possui vasta experiência e vem mantendo forte ritmo de crescimento.

Banco do Brasil (BBAS3) – recomendação de compra e dividend yield esperado de 13,2%

Na avaliação da XP, o BB combina preço atrativo com uma frente digital competitiva, índice de cobertura confortável e boa capitalização.

Os estrategistas da XP afirmam ainda que a distribuição de dividendos do banco deve se tornar relevante, dado que a instituição financeira deve alcançar um cenário de maior capitalização e recuperação de lucros.

Usiminas (USIM5) – recomendação neutra e dividend yield esperado de 11,1%

Apesar de seguir com recomendação neutra para os ativos da Usiminas, a XP ressalta que, no geral, 2021 foi um ano excepcional para as principais siderúrgicas brasileiras, com preços realizados altos e geração de caixa recorde.

“No caso da Usiminas, seus bons resultados no ano também se deveram ao ótimo desempenho do segmento de mineração, apesar da forte queda da commodity no segundo semestre. Sendo assim, com base nesse desempenho, acreditamos que a companhia distribuirá dividendos robustos no ano que vem”, avaliam os analistas.

Engie Brasil (EGIE3) – recomendação neutra e dividend yield esperado de 11,1%

Com relação à geradora de energia elétrica, a XP ressalta a capacidade “diferenciada” da companhia para se proteger de efeitos hidrológicos adversos, bem como sua diversificação de portfólio com a entrada nos setores de transmissão de energia e transporte de gás.

CLIQUE AQUI e confira as outras 6 ações da lista.

IMPORTANTE: Recomendação não é garantia de rentabilidade futura.

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Foto: Getty Images

Siga nossos canais