XP cresce 147% no 1º trimestre em relação a 2019

13/05/2020

O lucro líquido ajustado da XP Inc. ficou em R$ 415 milhões no primeiro trimestre de 2020 — alta de 147% sobre o valor visto um ano antes. Já o lucro líquido saltou 89% nos primeiros três meses do ano na comparação com o mesmo período do ano anterior chegando a R$ 398 milhões.

Guilherme Benchimol, CEO da XP, citou a crise global provocada pelo coronavírus e disse que houve um “aumento significativo pelo interesse em investimentos” por causa disso.

“Nosso sólido desempenho operacional no primeiro trimestre de 2020, combinado com o importante marco de 2 milhões de clientes ativos alcançados no final de março, nos dão confiança de que estamos seguindo na direção certa, mas ainda no começo dessa jornada de longo prazo”, disse.

“Nosso modelo de negócios, apoiado por uma rede diferenciada de instituições financeiras independentes e internas, nos permite manter contato com os clientes e fornecer conteúdo e informações de maneira eficiente, especializada e recorrente. Acreditamos que esse é um fator importante para preservar nosso NPS bem acima da média da indústria e aumentando o alcance e a fidelidade de nossas marcas”, completou.

O CEO da XP voltou a afirmar que acredita numa saída da XP ainda mais forte da crise gerada pela Covid-19, apesar de não ser possível saber quando isso vai acontecer. Benchimol falou sobre o fato dos bancos ainda possuírem 90% dos investimentos no Brasil, o que dá a ideia de que a companhia tem um espaço enorme ainda para conquistar no mercado.

Clientes e ativos sob custódia

O total de ativos sob custódia da XP atingiu R$ 366 bilhões em 31 de março de 2020, um aumento de 58% em relação ao ano anterior e uma redução de 11% em relação ao trimestre anterior.

A queda de R$ 43 bilhões em relação ao quarto trimestre de 2019 foi impulsionada, segundo a companhia, pela depreciação de R$ 58 bilhões do mercado e pela saída pontual de R$ 21 bilhões de clientes, desencadeada por uma reestruturação societária, o que foi parcialmente compensado por R$ 36 bilhões de entradas líquidas no trimestre.

Os clientes ativos totalizaram 2 milhões no final do primeiro trimestre de 2020, um aumento de 81% em relação ao 1,1 milhão no final do mesmo período do ano passado.

O crescimento, segundo a XP, foi impulsionado pela expansão dos canais diretos e B2B e de suas três marcas de varejo, particularmente a Clear, com o aumento no número de investidores individuais negociando na Bolsa.

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Foto: Depositphotos