O primeiro trimestre já foi: confira as ações que mais valorizaram e as que mais caíram no período

01/04/2022
executivo está de costas, com as mãos cruzadas observando um painel na cor azul com gráficos a sua frente


1/4 do ano já foi, oficialmente, faltam 275 dias para 2022 acabar. E com base no desempenho do principal índice da Bolsa brasileira, o Ibovespa, esse trimestre foi melhor que o vivido em todo o ano passado, quando o índice amargou perdas de 11,93%. Agora, só nos primeiros três meses do ano, já acumula valorização de 14,48%.

Alguns dos fatores que ajudam a explicar a recuperação já são conhecidos, como o aperto monetário antecipado nos mercados desenvolvidos e o aumento da previsibilidade no cenário doméstico com o fim do ciclo de alta nas taxas de juros.

A rotação setorial também favoreceu o mercado brasileiro: os investidores estrangeiros aceleraram a saída do segmento de tecnologia e migraram para commodities com a elevação dos patamares de preços já em curso e potencializada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Na Bolsa brasileira, eles encontraram a maior proporção de empresas de commodities e financeiras compondo o seu índice e são nesses setores que as apostas se mantém no próximo trimestre, de acordo com os analistas do mercado financeiro.

Jennie Li, estrategista de ações da XP, destaca que a Bolsa está sendo puxada por empresas que interessam ao investidor global. Desta forma, os 10 papéis que mais se destacaram neste primeiro trimestre de 2022 são : Carrefour, B3, Hypera, Cielo, Bradespar, Itaú, Multiplan, BB Seguridade, Vale e Totvs.

Clique aqui e confira a matéria completa e original do site Valor Investe com a tabela das 10 ações que mais valorizaram e das que mais caíram no primeiro trimestre de 2022.

O que esperar do próximo trimestre?
Ainda é cedo, obviamente, para ditar o rumo de 2022 - ainda mais um ano eleitoral - mas, pelo menos, o mercado entrou com o pé direito. Tanto que as projeções estão sendo revistas, conforme aponta Alexandre Espirito Santo, economista e colunista do Valor Investe. "Mesmo considerando análises distintas, nota-se que há uma convergência de projeções para próximo dos 130 mil pontos para 2022, o que representa uma alta superior a 10% em reais, em relação ao preço atual, diz.

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Foto: Depositphotos

Siga nossos canais