Fundos imobiliários seguem atrativos após nova alta da Selic?

18/03/2022
Homem está em uma escada e faz reparos no alto de uma casa de tijolos a vista

Após a nona alta da Selic, a 11,75% ao ano, a XP Investimentos continua achando os fundos imobiliários atrativos. A corretora destaca que a maioria dos fundos de tijolos, compostos apenas por imóveis físicos, está com descontos significativos.

"Investidores orientados ao longo prazo podem se beneficiar de um eventual potencial de alta no médio prazo", afirma Maria Fernanda Violatti, analista de fundos imobiliários e fundos listados.

Ela ressalta que, ao comparar o rendimento dos dividendos (em inglês, "dividend yeld") médio do Ifix, indicador de referência dos fundos imobiliários, atualmente em 11,12% ao ano, com juros de títulos públicos atrelados à inflação com vencimento em 2035, o prêmio de risco (o quanto um investimento com mais risco rende a mais do que outro com menos risco) continua em patamares saudáveis, em aproximadamente 5,48 pontos percentuais, apesar de ter caído em comparação a janeiro.

Na categoria de fundos de tijolo, o rendimento dos dividendos médio dos fundos de shopping atualmente é o mais alto. Está em 8,74% ao ano, com prêmio de risco de 3,1 pontos percentuais em comparação aos títulos públicos atrelados à inflação com vencimento em 2035. Já o dos fundos de ativos logísticos está em 8,69% ao ano e o dos fundos de lajes corporativas, em 8,20% ao ano, com prêmio de risco de 3 e 2,6 pontos percentuais em relação aos mesmos papéis, respectivamente.

A XP espera que a taxa básica de juros chegue a 12,75% ao ano no final de 2022. Nas últimas semanas, investidores ao redor do mundo andam debatendo o impacto da guerra entre a Rússia e a Ucrânia sobre a inflação e com a alta generalizada de preços mais persistente, a expectativa é que a elevação de juros continue e, nesse ambiente, é essencial ser seletivo ao escolher os investimentos.

Os ativos reais - aqueles ligados aos bens físicos que estão presentes no cotidiano das pessoas - diferente dos ativos financeiros, são a melhor forma de se proteger e de buscar ganhos acima da inflação, de acordo com a analista da XP. A preferência são pelas commodities, metais preciosos, imóveis e fundos imobiliários. O preço desses ativos tende a acompanhar a inflação.

CLIQUE AQUI e confira a matéria completa e original do site Valor Investe.

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Foto: Getty Images

Siga nossos canais