Brasil mantém a liderança em ranking de maiores juros reais do mundo

17/06/2022
imagem mostra uma lupa focando em algumas notas de dinheiro

O Brasil manteve a liderança no ranking de maiores juros reais entre as principais economias do mundo, após a taxa básica do país, a Selic, atingir 13,25% ao ano. O levantamento, feito pela Infinity Asset, leva em conta os juros de 40 países.

O país voltou ao primeiro lugar da lista após a reunião de maio, quando a taxa chegou a 12,75% ao ano, após uma elevação de 1 ponto percentual. Em abril, a Rússia estava na liderança, mas banco central do país realizou novas reuniões com cortes na taxa de juros nominal, hoje em 9,5%.

Lembrando que taxa nominal é a taxa juros declarada, no caso do Brasil é a Selic. Já a taxa de juros real é o resultado da taxa nominal menos a inflação do país.

O "top 5" é formado ainda por México, Indonésia, Colômbia e Chile.

Considerando apenas a taxa de juros nominal definida pelos Bancos Centrais, o Brasil foi do quarto para o terceiro lugar, ficando atrás somente da Argentina (com juros a 52%) e a Turquia (com juros a 14%), mas está à frente da Rússia, por exemplo, país em guerra, mas com juros reduzidos de 14% para 9,5%.

Após a última alta de juros, os Estados Unidos subiram tanto no ranking de juros reais, indo da 30ª posição para a 25ª, quanto nominais, passando da 21ª posição para a 20ª.

Os menores juros nominais do mundo são da Dinamarca (-0,60%), Suíça (-0,25%) e Japão (-0,10%), enquanto os menores juros reais são da Argentina (-14,16%), Holanda (-6,64%) e Bélgica (-6,59%).

CLIQUE AQUI e confira a matéria completa e original do site CNN Brasil e as tabelas de juros reais e nominais pelo mundo.

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Foto: Depositphotos

Siga nossos canais