Que cuidados a gente deve ter ao investir no mercado de ações?

04/04/2019

O Ibovespa registra níveis elevados de pontuação e isso atrai um número cada vez maior de investidores. Só que o mercado de ações não é algo tão simples assim, não se trata de uma máquina de fazer dinheiro, mas se observadas algumas dicas, comprar ações pode, sim ser uma ferramenta importante para elevar os ganhos. Este é este o assunto deste post, vamos lá?

A primeira coisa que você deve estar ciente é que investir em ações envolve riscos e embora a taxa de lucro seja uma das mais altas entre as aplicações financeiras, o risco de perda também é maior. A boa notícia é que estratégias adequadas e conhecimento ajudam a minimizar e controlar esses riscos e dentro disso, conhecer o seu perfil de investidor é o primeiro passo antes de investir, é esse estudo que vai determinar os riscos que você está disposto a correr - ou não.

O próximo passo é fazer um plano de investimentos e determinar o período que você deseja receber o retorno, para o mercado de ações, os investimentos a médio e longo prazos são os mais indicados. Planeje também o valor que você quer investir e a periodicidade, se todo mês, se a cada três meses, etc.

Agora muito importante: conheça a empresa onde está investindo! Antes de comprar uma ação, avalie essa empresa, qual o ramo de atuação, a situação financeira, o histórico e, se possível, os rendimentos anteriores. Você precisa ter uma razão pra apostar nos papéis de determinada empresa, isso não pode ser feito de forma aleatória. Por exemplo, comprar ações de uma empresa que o ramo de atuação está em baixa no mercado tende a ser mais furada que bola dentro, certo? E diversifique seus investimentos, sempre! Procure investir em ações de diferentes empresas que atuem em áreas distintas. Isso evita que com a falência de uma ou a quebra de um setor econômico, você perca todo o patrimônio investido.

Mais uma dica importante: conte com uma assessoria, principalmente se estiver começando! Os assessores de investimentos são profissionais qualificados, aqui na SHS, por exemplo, nós temos especialistas, gente que se dedica exclusivamente ao mercado e é esse know-how que permite trabalhar com a Bolsa com margem de proteção e ganhos pré-fixados.

Por fim, lembre-se das taxas! Normalmente são cobradas taxas de corretagem e de custódia, além do Imposto de Renda. Mas ainda assim, o mercado de ações é uma ótima forma de aumentar sua renda e investir o seu dinheiro, com cautela, conhecimento e o apoio do seu assessor é possível construir uma carteira supersegura e rentável, pode acreditar.

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook, Instagram e LinkedIn - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Foto: Depositphotos

Siga nossos canais