Plano de previdência privada: por que você deveria ter um

30/01/2019

O assunto está quase todos os dias nos jornais, tem muita gente preocupada e com dúvida sobre a aposentadoria. Escapar sem planejamento é difícil, mas saiba que dá, sim para ter uma vida bem mais tranquila no futuro se começar a pensar nisso agora. E quanto antes, melhor.

Aliás, a disciplina é a maior vilã quando a gente fala de pessoas que não conseguiram acumular um patrimônio até a aposentadoria, ou melhor, a falta de disciplina. Infelizmente, a gente vive adiando as coisas e somos imediatistas, estamos sempre postergando a decisão de começar a poupar e consumimos toda a nossa renda mensal sem deixar nada pra amanhã. Já parou pra pensar nisso?

Então, assim como a compra de um imóvel é importante para a formação do patrimônio financeiro - pois nos obriga a pagar um financiamento - os planos de previdência podem ter o mesmo efeito, mas com uma vantagem complementar.

A adesão a um plano de previdência faz com que parte de sua renda seja automaticamente destinada a essa reserva, logo, isso também é disciplinador. Só que ao contrário do empréstimo financeiro - que te faz pagar o dobro do valor do imóvel - o investimento de longo prazo em uma previdência permite que você tenha no futuro o dobro do que colocou. Que tal?

Antigamente, os planos de previdência eram considerados desinteressantes, mas eles evoluíram e hoje são extremamente importantes no leque dos investimentos.

A falta de apetite pelo produto era justificada pelas taxas elevadas e pela baixa rentabilidade, mas o crescimento da concorrência e da procura ajudaram no movimento de queda das taxas e na melhoria dos produtos.

Você provavelmente conhece alguém que já enfrentou problemas no recebimento ou na divisão dos bens financeiros com a morte de um parente, certo? Chato isso, né? Pois os produtos VGBL e PGBL por se categorizarem como um "seguro", não entram em inventário e na maior parte do país não estão sujeitos à tributação de transmissão de bens por herança. Assim, a sucessão destes recursos financeiros para a família se torna bem mais rápida, pois isso já foi dividido anteriormente e está livre de inventário.

Duas vantagens fiscais abrangem os produtos de previdência: a ausência de come-cotas - recolhimento de imposto que pode fazer diferença no longo prazo - e a possibilidade da alíquota de IR cair a 10%. E as vantagens dos custos não estão só na parte fiscal, não, a maior parte dos produtos de previdência, mesmo os multimercados e de ações, não possui taxa de performance.

Os produtos de previdência progrediram e têm tudo pra fazer parte do seu portfólio. No entanto, ainda é altamente recomendável um estudo para a escolha dos melhores produtos e a adequação do perfil ao plano selecionado e é aí que você pode contar com a SHS e a XP. CLIQUE AQUI e conheça o plano com taxa zero e os diferenciais de investir com a XP.

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook e Instagram - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Foto: Depositphotos

Siga nossos canais