Fundos a fundo: tudo sobre o investimento conjunto administrado por especialistas

17/12/2020
foto mostra homem de perfil com as mãos sobre teclado e olhando para um monitor com gráficos

Para quem quer sair do básico e abandonar de vez a poupança e os CDBs, os Fundos de Investimento aparecem como boas opções porque contam com a expertise de gestores especializados e a vantagem da diversificação. É mais ou menos como uma sociedade de investidores, que reúne os recursos e aplica de forma conjunta no mercado financeiro e no mercado de capitais em busca de uma rentabilidade proporcional ao valor total e o tempo investido.

Os Fundos são indicados para qualquer investidor, tanto o conservador como o agressivo, pois a variedade é tão grande que consegue atender todos os perfis. Rogério Veloso, assessor da SHS Investimentos, explica que para quem quer sair dos bancos, os Fundos são excelentes portas de entrada porque quem sempre esteve na poupança ou nos CDBs, vai encontrar nos Fundos opções semelhantes, porém mais amplas compondo os próprios CDBs, além de LCs, LCIs e LCAs. "A vantagem dos Fundos é que o investidor automaticamente aplica não em um único produto, mas em uma carteira de investimentos bastante diversificada", explica Rogério.

Diversificação: o principal motivo para você aplicar em um Fundo
Quando um investidor aplica individualmente em um CDB, por exemplo, ele está aplicando somente naquele produto. Hoje para investir em um CDB, a aplicação inicial varia a partir de R$ 1 mil, já nos Fundos, existem alguns de Renda Fixa que possuem em sua composição mais que um produto e, por esse motivo, o valor inicial da aplicação é menor, a partir de R$ 500. Além disso, tem a vantagem da diversificação da carteira, que vai compor não só o CDB, mas Crédito Privado, LCI, LCA, Debêntures e por aí vai. A mesma regra vale para os Fundos de Ações e Multimercados, o investidor nunca vai comprar uma só ação, ele vai comprar diversas, vai ter uma carteira.

Outro ponto positivo é a gestão profissional, todo Fundo conta com uma equipe de especialistas gerindo os produtos e a rentabilidade, são profissionais renomados do mercado financeiro: economistas, consultores, administradores, há toda uma equipe por trás que vai buscar a melhor rentabilidade para os cotistas, no caso, os investidores. A montagem da carteira é realizada por estratégias de acordo com os objetivos e as regras definidas e acordadas em um regulamento. "Contar com um gestor profissional cuidando do seu dinheiro é muito interessante porque o trabalho dele é justamente ficar atento ao mercado para adequar a carteira e buscar a melhor rentabilidade, protegendo o seu patrimônio", ressalta Rogério.

O ponto negativo é a liquidez, os Fundos costumam ter baixa liquidez, que é a possibilidade de resgate caso necessário. Existem Fundos que permitem que o investidor saia no próximo dia útil ou no máximo em dois dias, mas a grande maioria precisa de 15 a 30 dias para liberar o dinheiro. Além disso, muitos Fundos são fechados, eles nem trabalham com a possibilidade de resgate, para isso acontecer, o investidor precisa vender a sua cota, semelhante ao que acontece nos Fundos Imobiliários. Quando você entra, você compra a cota de alguém e quando você sai, significa que você está vendendo para alguém. Isso não é nenhuma desvantagem, mas pode atrapalhar a liquidez, pode demorar para achar um comprador.

Outra coisa a observar é que esse tipo de investimento, como todos os outros, também está exposto ao risco de mercado conforme os produtos que o Fundo compõe. Quanto mais diversificado, menor é o risco.

Como encontrar os melhores Fundos?
Para montar uma carteira de Fundos de Investimento de acordo com o seu perfil, o ideal é contar com um assessor porque ele vai adequar justamente o perfil do investidor, aos objetivos e momento de vida e vai buscar um produto de acordo com esse cenário. É iniciante, começou investir agora e não acumulou patrimônio pra contar com assessoria? Não tem problema nenhum. Na XP é perfeitamente possível investir sozinho, o site conta com as recomendações dos melhores analistas, as informações são claras e facilitadas com a indicação da categoria de risco, a rentabilidade, liquidez, valor inicial, etc.

O pulo do gato para encontrar o melhor produto não é nem o Fundo em si, mas a corretora ou o banco onde você aplica. A XP Investimentos trabalha com os melhores Fundos do mercado, que oferecem o melhor risco X retorno. São mais de 400 opções de diversos setores da economia, o que aumenta ainda mais a segurança e a possibilidade de diversificação do portfólio. CLIQUE AQUI se quiser saber mais!

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook, Instagram e LinkedIn - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Foto: Getty Images Pro

Siga nossos canais