Ninguém fica milionário da noite para o dia: cuidado com as promessas

28/03/2019

Uma campanha que viralizou recentemente na internet reacendeu a polêmica das promessas de rendimentos exorbitantes nos investimentos. É preciso estar sempre atento às propagandas enganosas e abusivas, já que milagres não existem. O que existem são fatores que até ajudam a dar aquele gás nos investimentos, mas esperar sentado só pelos juros compostos não dá.

Então quando você ver por aí um anúncio de qualquer coisa, no nosso caso de investimento, com promessa de ganho acima de um limite aceitável, a primeira coisa é desconfiar. É preciso ter cuidado porque, em geral, quanto maior a rentabilidade de uma aplicação, maior o risco. Além disso, o prazo também deve ser observado, ou seja, quanto tempo o investidor vai ter que esperar para resgatar seu dinheiro.

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão que regula o mercado de capitais no Brasil, reforça que o investidor não deve tomar decisões baseado exclusivamente em opiniões manifestadas na internet, seja em redes sociais, blogs, chats, etc. Para isso existem os assessores financeiros, para te ajudar a tomar a melhor decisão de acordo com o seu perfil e de forma consciente.

Em primeiro lugar, confira se a rentabilidade é muito mais alta que a média do mercado e para isso, você pode se basear no CDI, que é a taxa base de referência dos investimentos no Brasil, bem próxima da Selic. Para saber em quanto está essa taxa, você pode consultar o site da Bolsa de Valores.

Depois, pesquise sobre a instituição que está oferecendo o investimento, se for um banco ou corretora, busque pelo nome no site da CVM. Vale procurar também em sites de reclamação para verificar a reputação da empresa.

Uma outra dica é não se basear pelos outros, não é porque uma pessoa obteve ganhos consideráveis com um produto que isso vai funcionar com você. Existem, sim casos de ganhos rápidos, mas são exceções – e não regra – e geralmente eles envolvem bastante risco.

Por fim, não se arrisque antes de ter uma reserva de emergência, se você decidiu fazer uma aplicação mais arriscada em busca de mais rentabilidade, avalie qual seria a sua situação se algo der errado. Se perder esse dinheiro significaria um grande prejuízo pra você, melhor optar por investimentos mais seguros, ok?

E tire da cabeça a possibilidade de ficar rico da noite para o dia com investimentos. A gente fica rico com disciplina e planejamento, investindo na construção de um patrimônio a longo prazo.

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook, Instagram e LinkedIn - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Foto: Depositphotos

Siga nossos canais