Como funcionam as expectativas do mercado e como se proteger

05/11/2018

Sempre que aparece uma informação nova, os agentes econômicos - ou investidores ou analistas - atualizam o preço das ações. Então se tem uma notícia boa, alinhada com o mercado, o preço da ação sobe e o contrário também. Isso funciona na teoria porque na prática, temos que pensar que nem sempre as pessoas recebem a notícia ao mesmo tempo e cada uma processa de uma forma, uma vê com bons olhos, outra acredita que o momento é de cautela e por aí vai.

Outro fenômeno que é preciso levar em consideração é a supervalorização - ou overreaction, como é conhecida. Pinta uma notícia boa, o mercado sobe demais, depois percebe que exagerou e volta. Como um ajuste.

O que é importante ficar claro é que o mercado financeiro funciona na base da expectativa, então a dica é tomar cuidado com as emoções e diversificar, apostando em uma média e diminuindo o risco. Por fim, prefira o longo prazo. Dá pra ganhar dinheiro com o curto prazo, dá, mas isso é para especialistas. Pessoas que não têm como atividade principal o mercado de ações, não é recomendável arriscar.

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook, Instagram e LinkedIn - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Foto: Depositphotos

Siga nossos canais