Receber aluguel sem ter um imóvel: conheça os Fundos Imobiliários

07/05/2019

Os Fundos de Investimento Imobiliários, ou FIIs, estão na liderança das valorizações acumuladas nos últimos seis meses. A expectativa dos investidores de que os juros vão continuar baixos e a economia vai se recuperar fizeram o índice que mede o desempenho desses fundos na Bolsa simplesmente disparar.

Muitos fatores influenciam na valorização (ou não) de um produto e com o mundo cada vez mais globalizado, hoje o cenário internacional conta bastante. Só que os Fundos Imobiliários são mais independentes, sofrem menos diante da volatilidade internacional e é aí que eles sob vantagem, já que o cenário interno neste momento é positivo (ou pelo menos traz esperança), principalmente num ambiente de juros menores, provável no caso da aprovação da reforma da Previdência.

E como funcionam os fundos imobiliários na prática? São aplicações em empreendimentos imobiliários através da aquisição de imóveis ou de títulos. A diferença é que quando você compra um imóvel físico para investir, o rendimento vem da locação ou da venda posterior, certo? Já quando compra um título, você lucra sobre a diferença de valor entre a compra e a venda, a chamada valorização. Um dos principais atrativos deles são os dividendos, que, em geral, são pagos todo mês aos cotistas. É como receber um aluguel sem a burocracia de comprar um imóvel, entende?

Hoje, está cada vez mais claro que os fundos valem mais a pena do que a compra do imóvel físico e entre as vantagens, destacam-se ainda a isenção do imposto de renda, a possibilidade de diversificação e o principal: a liquidez, já que no caso de um imóvel físico, pode demorar meses até anos para a venda ou locação gerar renda. Vale lembrar que os investimentos em FIIs são para longo prazo: dois anos no mínimo, ok?

A XP Investimentos tem diversos fundos com corretagem zero e você ainda pode fazer a portabilidade de produtos alocados em outros bancos de forma rápida e sem burocracia. Converse com um assessor, por aqui, estamos sempre à disposição.

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook, Instagram e LinkedIn - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Foto: Depositphotos

Siga nossos canais