6 lições financeiras que a pandemia nos ensinou e como aplicá-las no dia a dia

09/12/2020
as mãos de duas pessoas estão enquadradas sobre um notebook e elas estão fazendo cálculos. Uma pessoa está com uma calculadora e a outra com um tablet

O ano de 2020 surpreendeu a humanidade com algo nunca visto antes. Com a pandemia de Covid-19, o isolamento social manteve a maioria das pessoas em casa e mudou a perspectiva de gastos e consumo em todos os países. No Brasil, um milhão de pessoas perdeu o emprego e segundo uma pesquisa realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades de Mercado Financeiro e Capitais), mais da metade dos brasileiros começou o isolamento social sem nenhuma reserva de emergência, o que significa que, além de terem perdido suas rendas, eles não tinham dinheiro extra algum guardado para os meses seguintes.

Com esta dura realidade de dados assustadores sobre o tema, a pandemia trouxe lições importantes para a educação financeira. Apesar das consequências que já são e continuarão refletindo na economia, já é possível traçar pontos de atenção para mudanças que podem trazer maior segurança financeira no futuro, caso aconteça algo semelhante. Confira seis lições financeiras que a pandemia nos ensinou:

1- Não podemos controlar os problemas, mas podemos minimizar seu impacto
Ninguém poderia imaginar que a vida mudaria tanto tão rapidamente! E embora não seja possível controlar todos os problemas, como um surto global, no contexto financeiro, é possível, sim, minimizar os impactos. Se por um lado tornou-se obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel para a segurança sanitária de todos, por que não repensar os seus gastos de um modo geral? Uma vez recuperada a renda, que tal adquirir o hábito de poupar e começar a investir esse dinheiro? Tudo isso ajuda a minimizar o impacto de situações como essa e mudando seu comportamento, você passa a ter maiores condições de enfrentar algo semelhante, caso aconteça.

2- Você não precisa de tanta coisa para viver
Quem ficou em casa em quarentena durante um bom tempo, pode perceber que a gente precisa de bem menos pra viver do que imaginamos. A lição aqui mais uma vez é essa: economize! Se você tem mais do que precisa, aproveite o ano que está iniciando para repensar o que está sobrando na sua vida e acerte os ponteiros.

3- Ter reserva de emergência é fundamental
Nada de papo de educador financeiro, uma das coisas que a pandemia deixou mais evidente é que ter uma reserva financeira para emergências é fundamental. É um item de primeira necessidade, já que como o próprio nome diz é para emergências. E nunca se sabe quando elas vão acontecer, então mesmo que seja um pouquinho por mês, crie a sua reserva como prioridade.

LEIA MAIS: Reserva de emergência: você tem? Sabe por onde começar?

4- Investimentos são mais uma fonte de segurança
Existem muitos produtos que são extremamente seguros, como a Renda Fixa, os CDBs, o Tesouro Direto e as LCIs e LCAs, que têm liquidez diária. Ter dinheiro investido é uma forma de segurança para momentos de crise porque é uma garantia que não se trata de um gasto superficial e com retorno garantido.
Se você ainda não é um investidor, pode começar já. Na XP, a maior corretora do país, você abre sua conta gratuitamente, de forma simples e online e conta com um time de especialistas para te ajudar conforme o seu perfil de investidor.

5- Não gaste mais do que você recebe
Como a pandemia mudou tudo em pouquíssimo tempo, quem gasta demais pode ter tido surpresas desagradáveis e visto sua renda diminuir ou acabar. Fica a lição: não gaste mais do que você ganha, assim, com emprego fixo ou não, é muito importante manter seu orçamento controlado.

6- Ter um plano B é bom
Seja uma segunda fonte de renda ou uma reserva de emergência, ter um plano B é muito bom para casos como uma pandemia. Se acontecesse algo de tamanho impacto novamente, qual seria sua principal fonte de renda? Planeje sua vida, comece já. Invista e faça sua reserva de emergência, não importa quanto você tem, o importante é começar e se adiantar aos problemas.

Clique aqui e confira a matéria completa do site R7.

➡️ Siga a SHS nas redes sociais - Facebook, Instagram e LinkedIn - e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Foto: Depositphotos

Siga nossos canais